"Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção."

Martine Franck


A Câmera

O primeiro volume da "trilogia máxima da fotografia" é um tratado a respeito do equipamento fotográfico. Publicado no Brasil pela editora SENAC-SP, A Câmera de Ansel Adams (com a colaboração de Robert Baker) aborda quase tudo que se precisa saber para a operação dos mais diferentes tipos de câmeras fotográficas, incluindo aparelhos de grande e médio formato, pouco comuns em terras tupiniquins, devido ao alto custo.

Apesar do nome, A Câmera não se resume a detalhar e especificar modelos de aparelhos de captura, abordando também acessórios importantes como objetivas e tripés. Não bastasse isso, até mesmo equipamentos mais exóticos, como câmeras específicas para closes e macrofotografia, panorâmicas e estereoscopia também fazem parte das explicações do livro.

Ainda que muitas dessas especialidades hoje sejam resolvidas por meio de processamento digital, vale a pena conhecer algumas câmeras dedicadas à essas técnicas tão diferentes.

O estilo de escrita de Adams é extremamente didático, ainda que em alguns momentos o conteúdo em si seja bastante técnico, dificultando a compreensão de um ou outro tópico na primeira leitura, mas tudo se resolve na segunda  no máximo na terceira  vez que se consulta a mesma passagem. Por isso A Câmera é certamente um daqueles livros que fotógrafo nenhum pode deixar de ter em sua biblioteca.

Você conhece
este fotografo?

Steve McCurry

Dorothea Lange

Ansel Adams

Henri Cartier Bresson

Martin Chambi