"Você não tira uma foto, você cria uma foto."

Ansel Adams


A Fotografia de Rua

Mesmo sem a presença de ruas especificamente, a street photography é provavelmente um dos gêneros mais conhecidos e admirados da fotografia. Consistindo principalmente no registro do cotidiano e de seus eventos corriqueiros, a fotografia de rua é uma linguagem fotográfica que se desenvolve continuamente desde o século XIX, quando as câmeras portáteis começaram a se popularizar, principalmente a partir do trabalho de Eugène Atget, em Paris.

Bastante próximo do fotojornalismo, uma vez que profissionais do ramo frequentemente se aproveitam de saídas para cumprir pautas para criar arte também, o estilo de fotografia street é bastante naturalista, já que se preocupa muito mais com o acontecimento instantâneo do que com grandes produções (isso não significa que não aconteçam produções em fotos do gênero, mas aí o debate é outro).

 

 

Outra linguagem "parente" da fotografia de rua é o fotodocumentário, já que o registro constante de momentos do cotidiano pode oferecer uma percepção profunda do dia-a-dia e da cultura de um determinado lugar ou população.

Em termos de técnica, a fotografia de rua depende basicamente de dois elementos básicos: tempo e composição. O momento exato do disparo para obter o máximo de impacto na imagem, e o enquadramento perfeito para destacar cada situação são primordiais para uma boa fotografia street. Não por acaso, um dos grandes nomes do gênero é Henri Cartier-Bresson, que unia estes dois aspectos com maestria  ainda que a história do "instante decisivo" gere controvérsias  em seu trabalho.

Atualmente, além dos fotógrafos mais puristas, que ainda preferem as rangefinders ou as SLR, a fotografia de rua tem um novo impulso devido à proliferação de câmeras digitais dos mais diferentes tipos.  Assim, mais pessoas estão conscientemente ou não  produzindo fotografia de rua, como se pode conferir pela tag #street street no Instagram (sim, sabemos que nem tudo que recebe a tag merece ser chamado de fotografia de rua no sentido de linguagem fotográfica, mas ainda assim, um pouco de dedicação pode oferecer bons exemplos de imagens no estilo).

Para quem estiver curioso a respeito do que se produz atualmente em termos de fotografia de rua, dois links bacanas são o Street Photographers street-photographers.com e o iN-PUBLIC in-public.com

Você conhece
este fotografo?

Robert Capa

Robert Doisneau

Steve McCurry

Henri Cartier Bresson

Richard Avedon