"Se algo não pode ser escrito, ou pensado, ele pode ser fotografado."

Stanley Kubrick


Ansel Adams

Nascido em São Francisco, Califórnia, Ansel Adams é, provavelmente um dos nomes mais conhecidos da fotografia. Fotógrafo de técnica apurada, começou sua carreira graças ao apoio de Alfred M. Bender, mecenas de São Francisco, que financiou o início da carreira de Adams na fotografia.

Amante da natureza em parte por passar boa parte da infância como solitário, convivendo apenas com sua família Adams é conhecido como fotógrafo de paisagens, tendo registrado algumas das imagens mais belas dos muitos parques nacionais dos Estados Unidos, em especial o parque Yosemite. É ali que a família do fotógrafo mantém a Ansel Adams Gallery anseladams.com, que além de resguardar a obra de Adams também apoia turistas em seus passeios pelo parque e oferece cursos de fotografia e laboratório fotográfico.

Moon and Half Dome (1960) © Ansel Adams

A fotografia de Ansel Adams é conhecida principalmente pelo apuro técnico na hora da ampliação em laboratório, momento no qual o "sistema de zonas" permite ao fotógrafo destacar com precisão o contraste e os brilhos das imagens. Ainda que também tenha fotografado em cores, sua produção mais destacada é definitivamente em preto-e-branco.

Em 1930 um grupo de 7 fotógrafos de São Francisco assumiu o nome de f/64  relacionado à abertura do diafragma  como uma forma de estabelecer uma nova estética modernista à fotografia. Além de Ansel Adams, outros fotógrafos bastante conhecidos faziam parte do grupo, como por exemplo Edward Weston. O F/64 se colocava em oposição ao movimento pictorialista, cujo grande expoente em solo americano era Alfred Stieglitz, ao defender a "fotografia reta", com grande profundidade de campo, foco perfeito e temas voltados ao mundo natural ou objetos encontrados, sem a produção que imperava na linguagem fotográfica ate então.

Adams também foi professor de fotografia, e com base em sua experiência lecionando publicou uma trilogia de livros que até hoje são referências essenciais para fotógrafos e apaixonados pela técnica: "A Câmera", "O Negativo" e "A Cópia"  publicados no Brasil pela Editora SENAC-SP. Os três livros são obras complexas e repletas de informação, fartamente ilustrados e abordam tanto a técnica fotográfica desde a operação da câmera até o tratamento final da cópia em laboratório quanto o processo criativo de um dos fotógrafos mais comprometidos com a arte da foto até hoje.

 

 

Você conhece
este fotografo?

Ansel Adams

Steve McCurry

Henri Cartier Bresson

Martin Chambi

Robert Doisneau