"Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção."

Martine Franck


Como publicar seu portfólio na Internet Gratuitamente

Uma das grandes vantagens da Internet para os fotógrafos é a diminuição das barreiras geográficas. Graças à possibilidade de enviar arquivos rapidamente para qualquer lugar do mundo facilitada pela tecnologia de imagem digital  é perfeitamente possível vender imagens em um site de stock ou mesmo atender clientes de outros países.

Porém, para que esse contato com clientes estrangeiros seja possível, um dos primeiros passos a ser tomado é a publicação de um portfolio online. As opções disponíveis são várias, e todas tem vantagens e desvantagens. Por isso, começamos agora uma série de artigos mostrnado algumas formas de colocar seu material ao alcance do mundo, e deixamos a escolha da solução perfeita para você. Para começar, vamos manter tudo o mais fácil possível, abordando plataformas de publicação gratuita, úteis especialmente para estudantes e iniciantes. Apesar disso, até mesmo profissionais já renomados podem recorrer a sites de hospedagem de portfolios gratuitos, como forma de garantir que um homônimo ou alguém mal intencionado não utilize seu nome de forma inapropriada.

Wix 

Entre as diversas plataformas disponíveis, uma das mais conhecidas é o Wix http://pt.wix.com/. Disponível inteiramente em português, o site oferece modelos (templates) para diversos tipos de profissionais, e inclui uma seção inteira de álbuns digitais para fotógrafos. O Wix oferece a publicação do site em design responsivo, que adapta o layout de acordo com o dispositivo desktop, smartphones, e tablets utilizado para acesso, garantindo que o visual do site será sempre o melhor possível. O serviço também oferece opções pagas, que aumentam a quantidade de opções de personalização e também oferecem a capacidade de uso de um domínio próprio.

FolioHD

Outra ferramenta bastante conhecida e que oferece design responsivo aos portfolios de fotógrafos é o FolioHD http://foliohd.com/. Da mesma forma que o Wix, é desnecessário saber HTML ou qualquer outro tipo de código comum na internet para criar seu portfolio.O plano gratuito é restrito ao upload de apenas 36 imagens, vídeos. ou documentos, mas oferece links para serviços de redes sociais  e personalização ilimitada da página do usuário. As opções pagas expandem tanto a capacidade de armazenamento de material quanto as facilidades disponíveis para a conta.

PortfolioBox

Assim como as outras ferramentas já mencionadas, o PortfolioBox http://www.portfoliobox.net/ oferece a construção simplificada  sem códigos  de websites e portfolios direto no navegador, e conta com design responsivo para visualização em dispositivos móveis. A grande vantagem do PortfolioBox sobre a concorrência é a possibilidade de se criar um e-commerce mesmo na conta gratuita, incluindo configurações de pagamento via PayPal http://www.paypal.com e SEO, por exemplo.Os planos pagos oferecem hospedagem e domínio próprios, páginas especiais no Flickr e no Instagram, relacionadas ao portfolio do website e suporte técnico.

Carbonmade 

Plataforma muito utilizada por designers, o Carbonmade http://carbonmade.com/  também pode agradar a fotógrafos. Com menos possibilidades de personalização da página principal e um limite, o serviço oferece suporte a imagens e vídeos, e conta com suporte técnico mesmo nos planos gratuitos.Aí estão algumas das melhores opções para publicação gratuita - com opções pagas  de portfolios online para fotógrafos. A escolha por uma ou outra depende muito mais da necessidade de cada um e da expectativa em relação ao funcionamento do website, já que em termos de funções a maioria destes serviços são muito semelhantes. Na sequência da série sobre portfolios online falaremos sobre serviços  semelhantes a estes, mas com características mais avançadas.

 

Você conhece
este fotografo?

Henri Cartier Bresson

Ansel Adams

Helmut Newton

Robert Doisneau

Steve McCurry