"Se algo não pode ser escrito, ou pensado, ele pode ser fotografado."

Stanley Kubrick


Portfólio Online Pago.

Organizar, montar e divulgar seu portfolio são, sem dúvida, alguns dos primeiros passos essenciais para um fotógrafo. Comentamos recentemente sobre ferramentas gratuitas disponíveis na rede para facilitar esse processo (ou pelo menos a parte de divulgar), mas às vezes as limitações das plataformas free atrapalham mais do que ajudam. Ainda que a maioria delas conte com planos pagos que aumentam as funcionalidades, em alguns casos o melhor é mesmo partir logo para uma solução mais completa.

Viewbook 

Pensado especificamente para fotógrafos enquanto outras ferramentas similares são mais genéricas o Viewbook http://www.viewbook.com/ oferece hospedagem, transferência ilimitada, segurança por senha e design responsivo, criado sem a necessidade de código, a partir do próprio site do serviço.

Ao contrário de outras plataformas o serviço não registra domínios, sendo necessário que o próprio usuário compre seu endereço para instalar no Viewbook.

A grande vantagem do Viewbook em relação aos concorrentes é a disponibilização de plugins para Adobe Lightroom e Apple Aperture que permitem a manutenção do portfolio (upload de imagens, criação de álbuns, etc) direto do software de tratamento e gerenciamento de mídia preferido pelo usuário. Da mesma forma, suporte a vídeos do YouTube e do Vimeo é oferecido a todas as contas.

O plano básico custa 19 dólares mensais ou 190 dólares por ano, com planos especiais para professores e estudantes. Quem ainda está na escola também pode participar do Poster Exchange http://posterexchange.viewbook.com/ e concorrer a um ano de serviço gratuito.

Folio Websites 

O Folio Websites http://foliowebsites.com/ apresenta uma tendência minimalista nos designs disponíveis para os portfolios dos usuários, seguindo a filosofia KISS (Keep It Simple, Stupid!). Além das galerias de imagens, o serviço também conta com funções de blog e a segurança de ser baseado no WordPress, sobre o qual falaremos em outra edição da série sobre portfolios online . A personalização do site dispensa códigos, e inclui até mesmo o favicon, aquela imagem que aparece junto ao endereço na barra do navegador. Assim como o Viewbook acima, o Folio Websites não registra domínios, mas permite a utilização do site criado na plataforma em seu endereço. O único plano disponível custa US$ 14,60 por mês.

Pixpa

Assim como outros serviços do Gênero, o Pixpa http://www.pixpa.com/ oferece um pacote de funcionalidades essenciais, como o design independente de código, modelos personalizáveis, galerias para clientes e recursos de SEO. Sites criados no Pixpa contam também com integração ao Google Analytics, que permite entender o tráfego de visitantes e dispões de ferramentas sociais para Tumblr, Facebook e Twitter. Seguindo a mesma tendência de outras plataformas do gênero, é possível utilizar um domínio próprio, mas este não é registrado pelo Pixpa. Os preços variam entre 4,99 e 19,99 dólares mensais, com planos especiais para estudantes.

22slides 

Ainda que não tão barato quanto o Pixpa, o 22slides https://22slides.com/ é outra opção interessante para quem está começando uma carreira e quer um portfolio online de qualidade sem gastar muito. O design responsivo  que se adapta ao dispositivo usado para o acesso, seja smartphone, tablet ou um computador  é opcional, bem como o uso de domínio próprio. O serviço utiliza um editor de design próprio, mais fácil de usar do que os encontrados em outras ferramentas, e permite a alteração do CSS do site para quem entende um pouco mais de código. Da mesma forma que as outras ferramentas, o 22slides conta com suporte à funções sociais no Instagram, no Flickr, e no Tumblr, além de ter integração com o Dropbox. O custo mensal de uma conta no 22 slides é de 10 dólares mensais, e inclui também suporte técnico direto, além de um fórum para discussão entre os usuários.

Você conhece
este fotografo?

Steve McCurry

Ansel Adams

Martin Chambi

Richard Avedon

Helmut Newton