"Se algo não pode ser escrito, ou pensado, ele pode ser fotografado."

Stanley Kubrick


Repórteres de Guerra

Os últimos momentos da política segregacionista do Apartheid na África e 4 fotojornalistas. A narrativa desta história baseada em fatos reais  indicada a 7 Oscar incluindo roteiro adaptado e ator coadjuvante para Taylor Kitsch  é comovente e leva a todos que convivem diariamente, em especial neste momento de revoltas e manifestações sendo tratadas com violência por todos os lados, a pensar o papel da imagem na percepção dos problemas mundiais. Além disso, o filme é envolvente e conta com um elenco excelente. Não vale apenas por se tratar da história de um dos momentos mais importantes da história mundial recente, mas também por mostrar com crueza, e até certo despudor, como é o trabalho do fotojornalista em áreas de conflito.

O filme reconta a história dos fotógrafos Kevin Carter (Taylor Kitsch), Greg Marinovich (Ryan Phillippe), Ken Oosterbroek (Frank Rautenbach) e João Silva (Neels Van Jaarsveld), conhecidos coletivamente como The Bang Bang Club, entre os anos de 1990 e 1994 nas townships da periferia de Johannesburgo, capital da África do Sul. Os fotógrafos registravam os conflitos constantes entre o ANC (Congresso Nacional Africano) e o IFP (Partido da Liberdade Inkatha) ambos impedidos de atuar formalmente como partidos políticos. A guerrilha urbana, tortura e violência generalizada, aliadas à miséria e à sujeira dos cenários apresenta o clima tenso que o grupo de fotógrafos transmite para o mundo por meio de suas imagens.

O ápice do filme do ponto de vista do fotógrafo que o assiste é, com certeza, o desenrolar da história de Carter, vencedor do Pullitzer com uma das mais impactantes imagens da história da fotografia, sobre a fome que afligia o Sudão em 1993. O ator Taylor Kitsch levou a preparação para seu personagem muito além do limite, chegando a correr 10km por dia sem se alimentar para perder os 35 kg necessários para representar o fotógrafo no período de depressão que culminou com seu suicídio.

Você conhece
este fotografo?

Dorothea Lange

Robert Capa

Brassai

Walker Evans

Steve McCurry