“A lente revela mais do que o olho pode ver.”

Edward Weston


Siglas De Lentes

Começa agora mais uma série de dicas para facilitar a vida dos fotógrafos. Dessa vez, vamos abordar um dos "grandes mistérios" da fotografia: as siglas usadas pelos fabricantes em suas lentes. Para começar, as abreviaturas e acrônimos da Canon.

EF - Electronic Focus

A marcação EF indica as lentes que utilizam a baioneta padrão da marca japonesa. Lentes com esta denominação são compatíveis com todas os modelos dSLR da fabricante.

EF-S - Electronic Focus with "short back focus"

Lentes EF-S são as produzidas especialmente para câmeras digitais com sensor no formato APS-C, utilizando uma versão da baioneta EF que deixa o elemento traseiro da lente mais próximo ao sensor. Com isso, a baioneta EF-S permite a produção de lentes grande-angulares mais baratas e mais rápidas. O lado negativo dessa alteração da baioneta é a imcompatibilidade dessas lentes com câmeras que dispõem apenas da conexão EF.

USM - Ultrasonic Motor

O motor de foco ultrasônico da Canon é o responsável pela velocidade de autofoco das lentes da marca. Lentes USM podem ser ainda subdivididas em duas variações: a Micro-USM, mais barata e que não permite a utilização de foco manual se o autofoco estiver ativo, e a Ring-USM, mais cara, mais veloz e que permite ajustes manuais mesmo quando o autofoco está ativo.

FT-M - Full Time Manual

Indicação que diferencia as Ring-USM de lentes Micro-USM. A sigla se refere à capacidade de ajustes manuais no foco sem a necessidade de desligar a focalização automática da lente.

DO - Diffractive Optics

Esta sigla se refere a um tipo especial de vidro utilizado na construção das lentes EF 400 mm f/4 DO IS USM e EF 70-300 mm f/4.5-5.6 DO IS USM. A utilização da óptica difrativa na construção dessas lentes permite que elas sejam mais leves e menores do que lentes não-DO, além de diminuir a ocorrência de aberrações cromáticas.

AFD – Arc-Form Drive

Primeiro modelo de motor de autofoco interno às lentes da Canon, era menor mas mais barulhento do que o USM. Lentes que não apresentam nenhuma indicação relacionada ao motor de autofoco ou são AFD, ou são Micro-Motor.

AL – Aspheric Lens

O desenho das lentes aféricas se destina a reduzir a ocorrência de aberrações ópticas.

CA – Circular Aperture

O diafragma com maior quantidade de folhas das lentes CA oferece uma abertura mais próxima a um círculo perfeito, afetando o resultado do bokeh<link>.

CaF2 – Fluorite Element

Lentes desta categoria utilizam fluorito no lugar do vidro na construção dos elementos ópticos, o que permite uma melhor resolução e cores mais precisas. Mais facilmente encontrado em lentes da categoria L, estas lentes são bem mais caras que lentes de mesmas característiacs mas produzidas com elementos de vidro.

E-M – Electronic Manual Focusing

Tipo mais antigo de autofoco USM, que utiliza um motor elétrico para o foco manual.

I/R – Internal or Rear Group Focusing

Lentes desse tipo não alteram seu comprimento durante a focalização ou ao utilizar o zoom, e o elemento frontal da lente também não rotaciona nessas ações, sendo especialmente recomendadas para quem utiliza filtros polarizadores.

IS – Image Stabilization

Sistema de redução de vibrações da Canon, com estabilização óptica da imagem.

L – Luxury

As famosas lentes de corpo branco com um anel vermelho ao redor do anel, as lentes de luxo da Canon são mais caras e são produzidas com elementos UD ou CaF2.

MM - Micro Motor

A relação de autofoco da Canon tem o MM para o AFD como o Micro-USM para o USM. O micro motor é mais lento e mais barulhento que o AFD, e só é utilizado nas lentes mais baratas como a lente de kit 18-55 f/3.5-5.6 que acompanha algumas dSLR da marca.

Macro/MP-E – Macro Photo Electronic

Lentes especialmente projetadas para a fotografia Macro, com foco manual. Algumas versões dispoem de controle eletrônico de abertura, assinalado com o -E na sigla.

Super UD – Super Ultra-Low Dispersion glass

Lentes com elementos ópticos produzidos com vidro de dispersão ultra-baixa, mais eficientes que as UD na prevenção de aberrações.

T/S (TS-E) – Tilt/Shift

Lentes principalmente dedicadas à fotografia de arquitetura, permitem o posicionamento de planos - de forma semelhante à uma câmera de grande formato - para evitar distorções de perspectiva.

 

UD – Ultra-Low Dispersion Glass

Indica vidro especial de baixa dispersão, que oferece melhor prevenção de aberrações.

Você conhece
este fotografo?

Dorothea Lange

Richard Avedon

Ansel Adams

Henri Cartier Bresson

Brassai